Quem nunca ouviu aquela bendita frase, “Quando eu cheguei aqui era tudo mato“, não é mesmo?
Gostaria de ter nascido um pouquinho antes da acenão da tecnologia no mundo. Talvez estaria mais preparado ou aproveitado melhor as oportunidades da evolução. Pelo menos consegui passar pelos principais momentos de sua evolução. Conhecer discos de vinil, fita-cassete, CDs, DVDs, MP3, até a nosso atual momento com streamings e NFT, foi uma mudança extremamente rápida e preciosa para minha jornada.
Lembro muito bem de uma aula que tive no segundo semestre da faculdade sobre a onda de inovação de Joseph Schumpeter, que a onda estava ficando cada dia menor e mais veloz, isso entrou na minha cabeça de tal forma, que meu objetivo é aperfeiçoar meus conhecimentos para poder me adaptar e criar novas formas de fazer história por onde passo, da forma mais rápida possível.
Bom, tentarei ser breve, mas para aproveitar sua leitura, dê um play na música abaixo e continue lendo… Até já.
Sou Dionatha, um menino multipotencial de 28 anos. Vim de Lagoa da Prata, uma cidade de 60 mil habitantes no interior de MG, à 200kms de BH. Cidade boa, mas pouco explorada, tecnologicamente falando.
Venho de uma família humilde, que sempre me ensinou muito sobre ética, respeito e valores pessoais. Comecei minha jornada com meus 12 anos. Já “catei” latinha para conseguir vir ao Zoológico em BH; trabalhei como sapateiro por 3 anos (onde aprendi muito sobre responsabilidades); atuei como office-boy em uma empresa de informática (onde aprendi sobre hardware, sistemas e negócios), foi onde percebi que o meu futuro na sobre tecnologia.
Por 2 anos trabalhei como vendedor ambulante, viajando o Brasil afora conhecendo diversas culturas e pessoas. Passei por muiiitas cidades, e já percorri mais de 350 mil Km’s nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Aos 20 anos, trabalhei por 1 ano no almoxarifado de uma indústria farmacêutica, onde ganhei destaque muito rápido e aprendi melhor sobre processos industriais, até que fui convidado a entrar na World System, uma empresa de ERPs para pequenas e médias empresas, onde, na época, já possuía 20 anos de atuação.
Na World System (WSI), aprendi muito sobre a parte operacional da gestão de empresas, estoques, processos e times, comunicação e sucesso de clientes, bem como lógicas de negócios, impostos e tributação, além, é claro, da parte de tecnologia, como banco de dados, Excel, desenvolvimento e programação.
Em meio a isso, eu entrei na faculdade e comecei a cursar Sistemas de Informação como bolsista. Ganhei destaque como líder de turma e cheguei a ser homenageado por colegas e professores quando transferi meu curso para BH.
Belo Horizonte sempre me encantou, por seus parques, espaços culturais, diversidade e possibilidades. E, em meio desse processo de aprendizado na faculdade e na WSI, percebi que a empresa (que ainda utilizava sistemas em DOS) não tinha muito futuro pra mim, eu queria algo grandioso, trabalhar em uma empresa que buscava se atualizar e desejava avançar no quesito tecnologia. Então, no inicio de 2017 resolvi dedicar a mudar o que me incomodava.
2017 foi um dos anos mais marcantes da minha. Parei de beber, foquei nos estudos, leituras constantes, fiz um curso de Líder Coach (que me trouxe proporcionou muito autoconhecimento), participei e ganhei um programa de startups chamado Protohack (original do Canadá) e também da sétima edição do Gama Experience (e também da 34ª) , da Gama Academy. Dai tudo mudou.
Me mudei pra BH, entrei no programa Varejo Inteligente de CDL/BH com a ideia vencedora no Protohack (FixCar – 2017), onde formos pré-acelerados por 3 meses e comecei a trabalhar na DialHost (empresa de cloud e hospedagem de sites/sistemas), onde aprendi muito sobre sistemas web, desenvolvimento, wordpress, banco de dados, servidores, arquitetura e estruturas de cloud.
Na DialHost comecei como Customer Success, onde implementei processos internos que nos fez reduzir nossa taxa de churn em 15% na época, além de outras ações de melhorias nos processos e produtos, até que assumi o marketing da empresa. Liderei um time de 4 pessoas, com foco em aquisição e geração de conteúdo, conseguimos reduzir drasticamente nossos tempos de atendimento bem como aumentar a aquisição de clientes.
Após 2 anos na Dial, resolvi sair para assumir novos desafios mais relacionados a Marketing e Growth, e também fazer um intercâmbio no Canadá, no qual realizei meu sonho de conhecer New York e fiquei 28 dias em Toronto. Mas, antes disso, conquistei (junto ao meu time) o primeiro lugar no hackaton de turismo na MaxMilhas, Neo Ventures, Prefeitura de BH e outras empresas.
Assumi a gestão de tráfego e performance da Lebbe, agencia de marketing que atende várias empresas grandes, como a Colonial Conservas, Vero, Aritana, IESLA, a na época atendia nosso concorrente, Universal Software. Na agencia, no qual ainda presto serviços como consultor técnico, aprendi a gerenciar volumes de clientes e demandas, e comecei a implementar diversos processos para lidar melhor com o volume de demandas e a gestão dos clientes, até que fui abordado pela Group Software.
Bom, minha jornada na Group sempre foi muito tranquila e acolhedora, de longe é o melhor time que eu já trabalhei.
Entrei em setembro de 2020, em meio a pandemia, fui abordado no Linkedin para conhecer melhor sobre a empresa e os desafios que eu poderia ajudar a enfrentar. Achei a proposta interessante, e aceitei principalmente por querer voltar a trabalhar com SaaS e produtos digitais em uma empresa grande e de renome.
Por vezes, minhas ações estavam relacionadas à processos intangíveis, uma vez que cheguei colocando “ordem” na casa, como a própria Carol (Head) já disse. A empresa e o time foi crescendo e alguns pontos do marketing foram ficando de lado, e quando cheguei comecei a organizar.
Minhas principais atuações nesse sentido foram:
Atualmente, desempenho um papel “cross” no time, e também sou RT do marketing com a Unit Imobiliária. Sou o responsável integrador dos times dentro do marketing. Também lidero o novo time de tráfego pago. E, por ser especialista em SEO, sou a frente técnica no quesito de tráfego orgânico, onde crescemos mais de 80% de impressões e 90% em cliques orgânicos.
No final de 2020, quando comecei a atuar diretamente nos anúncios, consegui reduzir os custos de aquisição vindo do Facebook em 50% para imob e 7% para cond, foi quando voltamos a dar mais atenção para esse canal. Também auxiliei o Group Educa a começar a bater suas metas de tráfego.
Além disso, por possuir conhecimento amplo em diversas áreas de negócios, constantemente auxilio o time a tomarem decisões em relação a produto, tecnologia e estratégias. Também adaptei e implementei a LGPD no nosso marketing, inserindo todas as diretrizes legais e realizando treinamento com todo o time sobre a importância da segurança da informação nos quesitos de comunicação com o cliente.
Junto disso, participei do processo de adequação do produto e início da captação dos leads para o Group Vistoria, o que rapidamente conseguimos um excelente resultado e crescimento do produto.
Tive meus KPIs estabelecidos em Março de 2021, que são OPPs (pago + não pago) e CPA (Cond e Imob). Desde então, ainda não consegui bater minha meta, e tenho criado hipóteses para essa questão, mas vou deixar para contar no próximo tópico.
Bom, agora que chegou até aqui, imagino que a musica já tenha parado, então da o play na próxima:
O maior sonho realizado que eu já tive foi conhecer Nova York. Agora é hora de novos desafios!
Na minha próxima jornada profissional, desejo me tornar o CMO ou CEO de uma empresa de tecnologia e participar da expansão e crescimento.
Pretendo me especializar em estratégias voltadas para Product Marketing e aproveitar todo meu conhecimento técnico a favor de um crescimento baseado em produto. Gostaria de poder participar e guiar uma estratégia de crescimento de PLG (Product-led Growth).
Buscar integrar e utilizar dados como estratégia de crescimento do negócio e aproveitar das deixas que o mercado ainda está dando. Em breve, com tanta legislação, cuidado com os dados pessoais e a famosa era da experiência, quem tiver os dados primeiro irá ganhar a briga por clientes (e por mantê-los).
Eu acredito muito ( de ❤ ) no potencial que a solução que Group oferece tem no mercado, contudo tenho algumas ressalvas no produto, por serem desktop e por terem algumas limitações técnicas de integração.
O mercado está mudando muito rápido, e é necessário ter mais acesso a dados para termos mais eficiência de produto, marketing e inteligência comportamental para nos comunicar melhor com os clientes e usuários.
A maioria das grandes empresas / startups do setor tecnológico possui sistemas web, o que permite que tenham mais insumos para trabalharem e serem mais eficazes na distribuição, escalabilidade, suporte e crescimento.
Além disso, os concorrentes que “batem de frente” com a Group já possuem sistemas web, o que possibilita terem ainda mais dados dos usuários e podem usar de forma competitiva contra a gente de forma centralizada e arquitetada, facilitando a tomada de decisão e criação de estratégias de acordo com o uso dos clientes.
Dado esse contexto, minha proposta não é – necessariamente – criar uma nova Unit, mas, acelerar a digitalização das nossas soluções, criando soluções web /mobile de forma arquitetada e melhor integrada através de microsserviços, possibilitando, inclusive, a integração com outras ferramentas.
Pra começar, eu acredito na Group e em todo seu potencial, e quando acredito em algo, me doo ao máximo. Ao mesmo tempo, não sou do tipo de pessoa que aceita as coisas fáceis e só deixa o tempo passar sem tentar mudar seu rumo.
Acredito que tenho potencial de fazer história na Group, ajuda-la a crescer e se adequar ao que o mercado têm buscado. E, eu ter sido indicado, só reforça minhas competências e conhecimentos, e acredito que tenho muito a acrescentar se eu conseguir ter autonomia para guiar o time num caminho que convirja com o que o mercado tem buscado e o que temos potencial de entregar.
De toda forma, acredito que só faz sentido se for possível ter alinhamento e sincronia entre marketing e produto, pois sem insumo de dados e melhorias de produto, não existe marketing que proporcione um crescimento sustentável.